Menu
Kosta Boda

Kosta Boda

A fábrica de vidro em Kosta foi fundada em 1742. O nome foi criado a partir dos sobrenomes dos fundadores, os generais Koskull e Staël von Holstein. A localização de Kosta, no coração das florestas densas da província sueca de Småland, foi escolhida de modo que a fábrica de vidro pudesse fornecer vidro a Estocolmo e Karlskrona. Estradas importantes cruzavam aqui, e havia também um suprimento ilimitado de madeira para aquecer os fornos.

Vidraria fina foi feita aqui durante os primeiros 150 anos de existência da empresa e compreendeu produtos como vidros de janelas, garrafas e copos, mas também lustres de vidro e itens semelhantes. Os clientes incluíam a realeza, a nobreza e os comerciantes ricos que podiam pagar pelo dispendioso material de vidro. Durante muito tempo, os sopradores de vidro vieram da Boêmia, que agora faz parte da República Tcheca. Muitas décadas se passaram antes que os suecos aprendessem a soprar vidro.

A Kosta expôs seus produtos na Exposição Geral de Arte e Indústria de Estocolmo em 1897, mas foi criticada porque seus objetos de vidro se assemelhavam a itens feitos em outras partes da Europa. Isso deu à empresa a ideia de empregar seus próprios designers. A ideia rapidamente ganhou terreno e continua sendo a base real da maneira pela qual a fábrica de vidro desenvolve continuamente sua linha de produtos.

O primeiro designer da fábrica de vidros foi Gunnar G: o filho Wennerberg, que se juntou à empresa em 1898. Muitos artistas conhecidos trabalharam aqui desde então, como Sven X-et Ericsson e Ewald Dahlskog. A primeira artista feminina foi Tyra Lundgren, que foi recrutada em 1935. Muitas mulheres trabalharam nas fábricas de vidro desde então e tiveram muito sucesso.

A Kosta Boda de hoje foi formada através de uma fusão das fábricas de vidro nas comunidades de Kosta, Boda e Åfors. O grupo foi inicialmente chamado de AB Åforsgruppen e incluiu a Johansfors Glassworks na época. O nome da empresa foi mudado para Kosta Boda AB em 1976, e a empresa faz parte da Orrefors Kosta Boda AB desde 1989.

A fabricação agora ocorre nas principais fábricas de vidro em Kosta e na Åfors Glassworks.

O que deseja encontrar em nosso site?

Seu carrinho de compras