Menu
Daum

Daum

Glassware marcado Daum Nancy é creditado a Auguste e Antonin Daum. Esses irmãos assumiram uma fábrica de vidro de propriedade de seu pai, Jean Daum, localizado em Nancy, na França, durante a década de 1870. A fábrica da Daum produziu cristais de relógios e utensílios de uso utilitário até a década de 1890. Os irmãos começaram a experimentar com o vidro de arte na década de 1890 e continuaram no início do século 999. Eles apresentaram suas mercadorias de vidro cameo na Chicago World’s Fair em 1893.

Grande parte do vidro fabricado pela fábrica da Daum era um estilo popular. Ou seja, várias camadas de vidro esculpidas para alcançar um design em baixo relevo. Alguns exemplos combinam uma variedade de técnicas, no entanto, como o esmalte ou o entalhe no desenho, em vez de aderir estritamente à decoração do cameo. Ocasionalmente, uma peça Daum será encontrada em prata ou base dourada para formar um vaso ou prato.

Os irmãos Daum são muito influenciados pelo vizinho Emile Gallé, de acordo com European Art Glass de Ray e Lee Grover. Alguns de seus trabalhos, de fato, podem ser confundidos com o vidro de Gallé à primeira vista, já que ele realmente dominou a técnica do cameo. O copo de Daum tornou-se ainda mais popular e inovador depois de 1904, quando Gallé faleceu.

Após um período lento de produção de vidro de arte durante a Primeira Guerra Mundial, a fábrica voltou dos designs Art Nouveau para Art Deco, mantendo o ritmo com estilos mais populares do dia. Daum também mudou de mercadorias artesanais para mais peças produzidas em massa.

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, Daum mudou de foco novamente.
O cristal de chumbo claro foi soprado ou cozido a quente por artesãos em belas figuras, tigelas e outras mercadorias. Eles foram influenciados pelo trabalho Daum Christalerie de Nancy da década de 1920. Pâte-de-verre peças foram reintroduzidas pela empresa na década de 1970 como Pâte-de-Verre Nouveau.
Mais recentes peças Daum Nancy ainda são feitas de vidro transparente de alta qualidade.

As marcas Daum sem a cruz de Lorena indicam peças que foram fabricadas por Paul Daum, um dos filhos de Auguste Daum, que também possuía várias fábricas de vidro. Essas empresas foram gerenciadas pelo ex-empregado Pierre D’Avesn da Lalique. O vidro feito por esta empresa também é de alta qualidade e considerado colecionável.

O que deseja encontrar em nosso site?

Seu carrinho de compras